Por que ouvimos estalos nas articulações? Descubra o motivo

Você já notou barulhos vindos dos joelhos ao movimentá-los? Ou nos ombros ao realizar a elevação dos braços? Ou mesmo pressionando propositalmente os dedos das mãos para trás quando está apreensivo? Os estalos nas articulações deixam muitas pessoas preocupadas pensando nas suas causas e possíveis consequências.

Eles acontecem comumente nas articulações do corpo como joelhos, dedos, cotovelos, pescoço, tornozelos e coluna. Muitas pessoas se perguntam se esses estalos, que dão a impressão de que as articulações vão se “desencaixar”, se tratam de um problema grave de saúde ou mesmo se podem desencadear alguma lesão futura na região de onde vêm os ruídos.

Afinal, esses estalos nas articulações fazem mal? Quais são as suas causas? Se você também sempre teve essa dúvida, confira, a seguir, por que ouvimos estalos nas articulações e se você deve ou não se preocupar com os “cracks” nestas partes do seu corpo.

 

O que são os estalos nas articulações?

 

Os estalos nas articulações tratam-se, na verdade, do que se conhece dentro da ciência como crepitação articular. Porém, para você entender melhor o que é a crepitação articular, precisa entender primeiro a estrutura e para que servem as nossas articulações.

As articulações do corpo têm a função de conectar um osso ao outro, a fim de tornar a sua movimentação completamente segura e estável, reduzindo o atrito entre eles e prevenindo a degeneração óssea precoce (maior causadora de doenças como a osteoporose, por exemplo).

Elas são compostas por ligamentos (responsáveis pela estabilidade), cápsula articular e, dentro desta, uma membrana sinovial, que, por sua vez, produz o líquido sinovial, que serve para lubrificar as articulações.

Portanto, quando você dobra uma articulação ou a estala propositalmente, você estica a cápsula articular. Fazendo isso, o gás presente dentro dela é liberado rapidamente, formando bolhas por causa do movimento. Essas bolhas são rompidas quando ocorre o alongamento excessivo da cápsula, produzindo o barulho que chamamos de “estalos” ou tecnicamente, a crepitação articular.

 

Causas 

 

Podemos dizer que os estalos nas articulações podem acontecer por:

 

Escape de gases

O líquido sinovial presente na cápsula articular libera gás e forma bolhas com o movimento que você faz nas articulações. Estas são quebradas e produzem o barulho de estalido.

 

Mudança de posição dos ligamentos ou tendões

Quando você move uma articulação, você pode mudar a posição de algum ligamento ou tendão, dependendo da angulação. Portanto, o estalo pode vir do movimento do tendão voltando ao curso original ou dos ligamentos sendo apertados quando você move as articulações.

 

Superfícies ásperas

Em casos de articulações com desgaste, os estalos podem ter como causa a degeneração da cartilagem, resultando em crepitação. Esse quadro deve ser tratado para não resultar em uma condropatia severa, que causa dores aos pacientes.

 

Estalos nas articulações fazem mal? Devo me preocupar?

Não. Os estalos nas articulações, ou crepitação articular, não são um problema de saúde e não devem trazer preocupações aos pacientes, desde que não sejam frequentes ou acompanhados de dor ou “fisgada”.

Isso porque eles são um fenômeno fisiológico do corpo humano e acontecem normalmente ao nos levantarmos muito rápido, depois de ficarmos muito tempo sentados, ou mesmo ao realizarmos um movimento mais brusco com os joelhos e braços, por exemplo. 

No entanto, se você sentir dor ao ouvir os ruídos e perceber que eles são muito frequentes e involuntários, não deixe de procurar um profissional de fisioterapia para avaliar o seu caso.

Compartilhar:

Os comentários estão encerrados.