Livre-se da dor: postura correta é um mito

A ideia de que há uma postura correta para permanecer por longos períodos é um mito. A verdade é que cada pessoa vai encontrar qual a posição ou postura a deixa mais confortável.

O reumatologista Marcos Renato Assis, coordenador da Comissão de Coluna da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) ressalta: “Não há padrão universal para a postura”, diz. “Existem orientações gerais, mas cada corpo tem sua própria postura.”

Mas como evitar dores nas costas e pescoço após longas horas de trabalho? O principal ponto abordado por fisioterapeutas é que se deve variar a postura durante esse período, movimentando-se. Na verdade, a causa da maioria das dores não é a postura incorreta, e sim, o sedentarismo e a falta de variação de movimentos.

Aqui estão algumas dicas que a equipe da Reabilite-se recomenda para você começar a praticar:

  • Experimente diferentes maneiras de sentar: sente-se ereto, relaxado, em uma bola suíça, de “índio”, se aventure em posturas no chão.
  • Ao usar smartphones, tablet ou notebook, diversifique as posições, fique em pé ou apoie um joelho sob uma cadeira, sente cruzando uma perna sobre a outra, pode também apoiar as costas e estender as pernas ou ainda sentar no chão jogando as pernas para um dos lados.
  • Se o escritório conta com sofás, poltronas ou até uma rede, use todos eles para obter algumas variações.
  • Faça pequenos intervalos para sentar se você trabalha em pé. Uma boa dica é: quando começar a sentir dor, faça uma pausa e movimente-se.
  • Precisa planejar algo? Que tal aproveitar esse tempo para pequenas caminhadas pelo escritório. O hábito ajuda a relaxar e ainda alivia dores.

É lógico que para colocar em prática essas dicas, novos hábitos devem ser formados.

Para que isso vire regra, alguns recursos podem ser úteis. Que tal formar um grupo de colegas que se comprometa a praticar alguma atividade junto: alongar-se na metade do expediente, por exemplo? 

Outra dica de fácil acesso é definir um horário para mudar a postura, depois do intervalo do almoço, trabalhe em pé por alguns minutos. Isso já vai ajudar.

Relaxe o quanto puder. Você não precisa manter sua “postura correta e perfeita” por horas. 

Agora que você já compreende que precisa manter seu corpo em movimento, sabe que sua melhor postura será aquela em que seu corpo se adapta para diferentes condições e posições. Isso irá reduzirá suas dores.

Fontes de referência:

Compartilhar:

Os comentários estão encerrados.