Estalar as “juntas” (articulações) faz mal?

É comum ouvirmos nossos joelhos ou tornozelos estalarem espontaneamente ao levantarmos de uma cadeira ou ao descer uma escada, por exemplo. O que provoca esse som normalmente é algum atrito dentro da articulação, como o contato de um tendão com alguma saliência óssea. Fique tranqüilo porque isso não causa nenhum dano, mas fique atento se este barulho for mais longo do que um simples estalo ou se vier acompanhado de dor, pois pode indicar problemas articulares.

Mas e estalar os dedos propositalmente pode causar artrite?

De acordo com algumas pesquisas, 25 a 54% das pessoas têm como hábito estalar alguma articulação do corpo, sendo as interfalangianas (dedos) as mais comuns. Ao puxar os dedos, promove-se um vácuo na articulação, fazendo com que o líquido contido dentro dela se movimente com violência, emitindo o som.

Mas será que ao fazer isso aumentamos a chance de desenvolver artrite? A resposta é não. Segundo uma publicação da Harvard Medical School, diversos estudos compararam pessoas que estalavam os dedos com outras que não tinham esse hábito. Ao final do acompanhamento, não houve relação entre estalar e o desenvolvimento de artrite.

Entretanto o resultado de outro estudo pode desanimar os que possuem esse hábito. Isso porque após avaliar 300 pessoas, observou-se que estalar os dedos com frequência levou ao inchaço das mãos e a redução na força de preensão (firmeza).

Lembre-se que a prevenção é o melhor remédio! Manter o peso corporal adequado e realizar atividades físicas que mantenham um fortalecimento adequado dos músculos é a melhor forma de evitar problemas articulares.

Compartilhar:

Os comentários estão encerrados.