Os suplementos condroitina e glucosamina funcionam?

Suplementos para doenças articulares

Quando se trata de suplementos, a glucosamina e a condroitina estão entre os mais populares. De acordo com uma estimativa, cerca de um em cada cinco americanos tomam glucosamina e um em cada 10 toma condroitina. Baseado nesses dados, imaginamos que são altamente eficazes, no entanto isso não é tão claro.

Essa combinação é muito utilizada no tratamento e prevenção em casos de doenças articulares, como a osteoartrite. Umas séries de estudos chegaram a conclusões conflitantes. Alguns pequenos estudos descobriram que as pessoas se sentiam melhor tomando glucosamina e/ou condroitina, porém em outros estudos não foi encontrado nenhum benefício. Uma análise de vários estudos descobriu que entre mais de 3.800 pessoas com osteoartrite do joelho ou quadril, o tratamento com glucosamina e condroitina não foi melhor do que o placebo.

Em um novo estudo com 164 pacientes com dor no joelho devido à osteoartrite, um grupo recebeu a combinação de glucosamina e/ou condroitina, enquanto o outro grupo recebeu uma pílula placebo (sem medicação). O estudo foi interrompido precocemente, pois aqueles que tomaram o suplemento relataram a piora dos sintomas em comparação com o grupo placebo. Este achado coloca em dúvida os efeitos positivos desse suplemento tão utilizado atualmente.

Em geral, glucosamina e condroitina são seguros. No entanto, como com qualquer medicação existem riscos potenciais. Neste último estudo, as pessoas que receberam o suplemento relataram diarréia e dor abdominal com mais frequência do que aqueles que tomaram o placebo. Outros efeitos secundários relatados incluem: azia, sonolência, dores de cabeça e reações alérgicas e até problemas mais graves como o risco de glaucoma.

Como ainda não há um consenso sobre a sua utilização, recomenda-se consultar e seguir sempre a orientação do seu médico.

 

Fonte: http://www.health.harvard.edu/blog/the-latest-on-glucosaminechondroitin-supplements-2016101710391

Compartilhar:

Os comentários estão encerrados.