Treinamento Funcional Suspenso (TRX)

Criado por membros do grupamento de elite da Marinha norte-americana, o TRX Suspension Training surgiu da necessidade de seus idealizadores em manter o máximo condicionamento físico durante as longas missões oficiais sem acesso a equipamentos de treinamento. Usando cordas de paraquedas, faixa de jiu-jitsu e muita criatividade, foi construída a primeira versão do equipamento, originando um sistema de treinamento físico revolucionário.

O TRX Suspension Training é um método inovador de treinamento funcional feito com o peso do próprio corpo, podendo ser utilizado tanto na prevenção como na reabilitação de lesões. Possibilita ao utilizador centenas de exercícios que desenvolvem força, flexibilidade, equilíbrio e estabilidade do core (músculos centrais do corpo), de forma segura e na intensidade desejada.

Por ser classificado como treino funcional, o treinamento realizado através do TRX possui algumas vantagens. Durante o exercício, não ocorre apenas contração muscular de um determinado músculo ou grupo muscular. Isso significa que mesmo realizando um exercício para os membros superiores, os músculos do core e dos membros inferiores estarão em constante trabalho.

Através de seus benefícios, o exercício suspenso é um excelente complemento às tradicionais sessões de fisioterapia, proporcionando uma melhor eficiência na reabilitação. Além disso, o TRX tornou-se fundamental em programas de treinamento de diversas modalidades esportivas. Dentre os vários atletas e equipes que utilizam o equipamento atualmente, temos: Corinthians, Santos, Liverpool, Manchester City, Milan, entre outros.